domingo, 10 de janeiro de 2010

Depender


Gozado pensar que mesmo, brigando, discutindo, falando mal e até mesmo "odiando" ou nem conhecendo. Nós dependemos dos outros, dependemos um do outro para viver. Mesmo não conhecendo certas pessoas, sabemos que sem elas algo ficaria em falta. Como certas pessoas que ficam lá trabalhando para, a água, a luz, funcionar em seu perfeito estado, e chegar até nós... não as conhecemos, certo? mas sabemos que sem elas, algo não estaria tão bem, com a luz, ou com a água. E assim segue, para outras coisas.

Já nascemos dependentes, de tudo e de todos. Penso que, a dependência é como uma cota, que conforme a pessoa, a idade, as necessidades pra se melhor explicar, vai crescendo cada dia mais, pedindo cada dia mais da gente. Quando pequenos a cota é 100 % (risos), dependemos de todos os seres, e de tudo. Daí, vamos crescendo e essa cota vai diminuindo, não muito, mas diminui. Por que conforme sua idade suas necessidade de "depender" vão caindo, já vão existindo muitas coisas as quais você já consegue, e pode se virar sozinho.

Mas, existem pessoas que infelizmente não deixam de depender nunca de ninguém, de nada, passam suas vidas dependendo das pessoas, dos atos das pessoas, do que as pessoas vão fazer e aí depois disso resolvem suas vidas. Isso é literalmente uma grande dependencia emocional, um grande problema. Que deve ser tratado!
Pois a dependencia com eu disse lá em cima, é uma cota, e ela TEM QUE diminuir conforme o ritmo da vida. Se ela não dimunir, como viver de si? Vai ser como viver criança pro resto da vida, dependendo sempre de alguém, de algum ser... E isso não é bom. Porque teram de certa forma uma dificuldade, a dificuldade de tornar-se independente.

Nesses casos, a dependência é a falta de coragem de se libertar. Pessoas que vivem a viver pros outros. Fazem em si, mas para os outros, e ainda dependem de obter aprovação para se sentirem bem, e auto-confiantes, vê se pode? Usam coisas, compram objetos, que as vezes nem gostam. Mas sabem que as pessoas irão gostar, irão invejar, e sendo assim, usam, compram, por elas, não por si. Por isso eu disse "Nesses casos" porque além da pessoa ser dependente, acaba sendo uma pessoa que não é, tendo uma personalidade que não é sua.

Não nos deixar influenciar pelo consumismo, pelas idéias alheias, não significa abandonar completamente as pessoas, mas somente a dependência, muitas vezes doentia, dessas mesmas pessoas.

Mas nunca pense que depender "normalmente" é ruim. Jamais! depender é também uma grande forma de saber dar valor as pessoas, saber entendê-las. Existem mil e uma formas de falar de "Dependência" ou de "Depender". Podemos depender, de um pouco de amor, de solidariedade, de compaixão, de esperança, de tantas coisas, mas nunca da vida de alguém, cada um depende da sua e de seus atos, você tem que fazer o mesmo por você.

Depender, nunca vai chegar a cota de 0 %. Ninguém não depende de ninguém nunca. Somos eternos dependentes dos outros, e de coisas. O que podemos fazer por nós, é apenas saber depender, saber como depender, e do que depender, só.

Não é preciso depender 24 hrs de ninguém ou de um objeto né?! Com certeza existem outras coisas a resolver, a fazer. Que tal, trabalhar uma forma de depender menos? - Marcella Rios.

Risos, um beijooo!

2 comentários: